Os Termos Mais Usados no Mundo dos Negócios
Existem alguns termos frequentemente utilizados na gestão empresarial, a maioria de origem americana, que fazem parte das reuniões, artigos e das conversas no mundo dos negócios. Na comunicação executiva, esses “jargões” tem muito valor, pois abrangem conceitos e metodologias que facilitam a tomada de decisões e enriquecem nosso vocabulário.
Você provavelmente já colocou em prática muitos deles, mas é provável que não tenha assimilado ainda o nome de cada um com as tarefas desempenhadas no dia a dia. Abaixo relacionei os termos mais comuns, com seus conceitos ou aplicações no mercado empresarial:
Análise SWOT (SWOT Analysis) – Analisa a competitividade de uma organização, considerando variáveis como Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças; popularmente chamada de “FOFA”.
Benchmarking – Processo de avaliação sistêmico, usado para estabelecer metas para melhorias no processo, produtos e serviços, comparando uma empresa com outras que possuem desempenho melhor. De maneira simples, seria “copiar o que deu certo nas empresas de sucesso e melhorar ainda mais na sua empresa”.
Brainstorming – é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo – criatividade em equipe – colocando-a a serviço de objetivos organizacionais. Também conhecida como “tempestade de ideias”.
B2B – Sigla fonética de “business to business”. É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor.
Break-even – Em português, ‘ponto de equilíbrio’, é quando os custos da empresa são iguais às suas receitas. O cálculo do break-even point (o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram, ou seja, o ponto de lucro zero da empresa) é muito importante para o processo de planejamento estratégico e financeiro.
Budget (Orçamento) – Do francês bougette, o termo significa orçamento, normalmente anual. O processo de planejamento financeiro anual deve ser precedido de uma definição de objetivos, estratégias, prioridades, pessoal e organização, processados numa modelagem financeira em planilhas Excel ou equivalente. É importante envolver pelo menos cinco áreas da empresa: marketing, engenharia, logística e/ou produção, vendas, treinamento e finanças.
BSC – Balanced Scorecard – Sistema de medição do desempenho e controle gerencial. É uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990. Existem várias ferramentas gerenciais sendo utilizadas nos mais diferentes tipos de gestão pública e privada.